Acessibilidade no voto – Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis

Do Blog Livro Acessível Universal (em 8 de junho de 2012)

Eleições 2012: TSE corrige falha nas urnas acessíveis

Urna Eletrônica

Caros amigos, com muita satisfação informamos que o T.S.E – Tribunal Superior eleitoral, corrigiu o problema que existia no sistema de voz das urnas eletrônicas para possibilitar o voto em legenda por parte dos eleitores com deficiência visual.

Pedimos a todos que tiverem contato com esse post que divulguem entre seus amigos, conhecidos e nas redes sociais para que todos os colegas cegos que pretendem votar nas próximas eleições tenham conhecimento dessa nova informação.

Em 2010, antes das eleições gerais, fomos convidados pelo cartório eleitoral no qual temos registro para fazer a validação da urna eleitoral acessível com o sistema de voz que repete os números digitados em voz alta objetivando que o eleitor com deficiência visual, por meio do auxílio de um fone de ouvidos, ouça em qual número de candidato está votando e possa fazer isso com segurança.

Naquela época constatamos uma falha no sistema, pois ele não funcionava para o caso do voto em legenda. Veja a nossa denúncia no seguinte link: http://www.livroacessivel.org/blog/eleicoes-2010-urgente-falha-na-urna-acessivel-para-o-voto-em-legenda-veja-dica-de-solucao/  

Todavia, quando na semana passada fomos convidados novamente pelo cartório para fazer uns testes de acessibilidade na urna e no sistema de áudio, constatamos que a falha foi corrigida e agora o eleitor com deficiência visual pode votar na legenda caso seja sua vontade, assim como qualquer outro eleitor sem deficiência.

O procedimento é o seguinte:

Para votar no vereador de sua preferência você deve teclar os cinco algarismos que compõem o número do canditado. Porém, caso você deseje apenas votar no partido, na legenda, você deve teclar os dois primeiros algarismos e completar o campo com zeros. Por exemplo, caso a legenda que você pretenda votar for a 99, você tecla 99 e mais 3 zeros, 99000 e em seguida ouça o que o sistema vai dizer.

O sistema repetirá o seguinte: “Você está votando para vereador. Você está votando na legenda número 99, pressione confirmar ou corrigir”.

Queremos parabenizar o Tribunal Superior Eleitoral ´por ter ouvido nossa denúncia e corrigido o problema que impedia o eleitor com deficiência visual de exercer seu direito de voto tal e qual um eleitor sem deficiência. Isso é verdadeiramente democrático e inclusivo.

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s