“Nós sempre sonhamos com um partido de massas”, Renée de Carvalho

O Partido dos Trabalhadores comemorou seus 32 anos de fundação com um ato em homenagem ao seu primeiro filiado, Apolonio de Carvalho.

“Apolonio abraçou e lutou pelo PT e, é claro, que ele teve alguns momentos de decepção como todo mundo tem, mas sempre ficou firme com o PT. E 32 anos depois essa homenagem que o Partido está prestando ao Apolonio é uma coisa que me emociona muito e eu agradeço a todos por essa homenagem”, disse Renée em seu discurso no auditório do centro de eventos Brasil 21, totalmente lotado, onde foi aplaudida de pé.

Em seu discurso Renée também relembrou os tempos onde tudo começou e que gerou 32 dois anos de história. “No início o Apolonio ficou em dúvida porque o Partido dos Trabalhadores não tinha uma ideologia formada, mas eu disse ao Apolonio: pode ser que o PT não tenha ainda uma ideologia formada, mas ele tem massas. E nós sempre sonhamos com um partido que fosse um partido de massas”, concluiu Renée de Carvalho.

No ato público em comemoração ao aniversário do PT a presidenta Dilma Rousseff em seu discurso reconheceu o “extraordinário” trabalho realizado pelo companheiro Apolonio de Carvalho, “um grande militante das lutas sociais e políticas pela liberdade, pela democracia, por um país mais justo, por um país em que as pessoas fossem senhores e senhoras do próprio destino, se combina também com a homenagem a nossa querida Reneé, aqui presente”, falou Dilma.

Para finalizar, foi apresentado o vídeo “A Trajetória de um Revolucionário” contando parte da vida de Apolonio. Dilma entregou em mãos à Renée um quadro com a ficha de filiação de Apolonio, no Partido dos Trabalhadores.
“Homenagem que expressa o nosso respeito e nosso reconhecimento a esses dois extraordinários companheiros. E também a todos aqueles que dedicaram a suas vidas a causa das emancipações das pessoas e dos povos. Nós sabemos que para o Partido dos Trabalhadores convergiram muitos afluentes até formar esse grande rio, que é um partido de massas”, concluiu Dilma.

Confira abaixo parte da história de Apolonio de Carvalho, registrada pela Fundação Perseu Abramo.


Historia de Apolonio de Carvalho

Figura legendária, a trajetória de vida do primeiro general do PT se confunde com o roteiro de um romance épico. Oficial do Exército brasileiro, engaja-se na luta democrática contra a ditadura getulista. Preso em 1935 como membro da Aliança Nacional Libertadora (ANL), vive, com centenas de outros presos políticos, o drama retratado por Graciliano Ramos, em Memórias do Cárcere.

Libertado, filia-se ao PCB e segue para a Espanha juntamente com outros milhares de revolucionários internacionalistas de todas as partes do mundo para lutar contra as tropas nazi-fascistas de Franco, em defesa da República popular; como os personagens de Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway.

Derrotado na Espanha, Apolônio, o “Apolinário” de Jorge Amado em Subterrâneos da liberdade, asila-se na França, junta-se à Resistência e participa da guerrilha dos maquis, responsável por importantes e decisivas derrotas das tropas de ocupação alemãs.

Apaixona-se por Renée, sua mulher até hoje, na época adolescente de uma família de comunistas franceses. Na companhia dela, retorna ao Brasil em 1947, participando da militância clandestina do PCB. Mais tarde, os “rachas” do partido o levaram a fundar o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Enfrentando a ditadura militar, sofre torturas na prisão, até ser resgatado por um comando guerrilheiro em troca do embaixador alemão.

Exila-se na Europa onde reflete, reexaminando criticamente a trajetória das esquerdas brasileiras. Vem desta época a decisão de luta pela formação de um partido de massas, democrático e revolucionário, sem os ranços da esquerda tradicional.

Durante dois dias, Teoria e Debate compartilhou do carinho e abusou da generosidade do casal de revolucionários. Desta conversa, nasceu esta entrevista com Apolônio de Carvalho, um dos fundadores do PT, lúcido em seus 78 anos.

(Fabrícia Neves – com pesquisa da Fundação Perseu Abramo)

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s