Dia Nacional da Economia Solidária – dia em que o companheiro Chico Mendes nasceu!

Por Secretaria Executiva do FBES, com informações dos fóruns estaduais

Hoje é o Dia Nacional da Economia Solidária, dia em que o companheiro Chico Mendes nasceu! E, desde a floresta, a luta de trabalhadoras-es pelos direitos e pela construção de uma sociedade justa, onde não há patrão nem empregado, nem miséria nem riqueza extrema.

Hoje é mais um dia especial para o movimento de economia solidária no país, e diversos estados realizam atividades e mobilizações, seja para a campanha pela lei da economia solidária com a coleta de assinaturas, marchas, feiras, entre outros.

No ES

Houve café da manhã comemorativo ao dia nacional da economia solidária.

Local: Palácio Anchieta, salão Santiago às 8h. Clique aqui para saber mais

Atividades no Brasil

DISTRITO FEDERAL

Feira de Economia Solidária, das 15h às 19h, em frente ao MTE, entre os Blocos A e D na Esplanada dos Ministérios.

A Feira é uma promoção do Fórum do DF e Entorno de Economia Solidária e Instituto Marista de Solidariedade (IMS).

Na sexta-feira, às 16:30h, no auditório térreo do MTE, Esplanada dos Ministérios Bloco F, haverá o Chá com Prosa promovido pelo IMS com o tema Economia Solidária e o direito ao trabalho associado.

ESPÍRITO SANTO

Convite do governador Renato Casagrande para um café da manhã comemorativo ao dia nacional da economia solidária.

Local: Palácio Anchieta, salão Santiago às 8h

GOIÁS

Reunião do Coletivo de Formadores em Economia Solidária

MARANHÃO

Em São Luis/MA acontecem atividades durante toda a IV Feira Estadual, com destaque para o Ato Público

IV FEIRA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR DO MARANHÃO

Local: CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS, 15 a 17 DE DEZEMBRO DE 2011

15/12

A partir das 08:00: Acolhida: Dinâmica de integração; Inscrições; Localização dos grupos e instituições no espaço da Feira;

10:30: Reunião de trabalho: organizando o processo autogestionário da IV Feira Estadual: formação de equipes de trabalho

11:30: Alojamento das pessoas que vieram do interior do estado

13:00: ALMOÇO

14:00 às 15:30: Roda de Conversa – Fortalecendo o diálogo sobre o Consumo Solidário: retomando as estratégias para iniciar a Rede de Consumo e Colaboração Solidária

15:30: Montagem dos espaços de comercialização

16:00: Comercialização dos Produtos

18:00: Abertura Oficial: FEESMA, Grupos produtivos representando cada território, SETRES, MDA e parceiros

19:00: ATO PÚBLICO Dia Nacional da Economia Solidária – (Re) Lançamento da Campanha Nacional pela Lei Geral da Economia Solidária: iniciativa popular por um Brasil Justo e Solidário

19:00 as 22:00: Apresentações Culturais

16/12

08:00: Saída do hotel para o Centro Histórico

14:00 as 16:00: Seminário “Finanças Solidárias: aproximações, desafios e possibilidades na construção de outra relação com o crédito”

12:00: Almoço

16:00 as 22:00: Comercialização dos Produtos

17:00: Trocas Solidárias: Troca de produtos entre os grupos participantes e público presente

19:00 as 22:00: APRESENTAÇÕES CULTURAIS

17/12

08:00: Saída do hotel para o Centro Histórico

09: às 12:00: Plenária Estadual do Fórum Estadual de Economia Solidária do Maranhão (FEESMA)

12:00: ALMOÇO

14:00 às 16:00: Roda de Diálogo – “Pra Início de Conversa”: com estudantes e pessoas que desejam e buscam aproximação com a Economia Solidária

16:00 as 21:00: Comercialização dos produtos

19:00 as 22:00: Apresentações Culturais

20:00: Mística de Encerramento

Realização: FEESMA, SETRES/MA, SRTE/MA, SDT/MDA/DFDA-MA

MATO GROSSO DO SUL

Em Mato Grosso do Sul em comemoração ao dia da Economia Solidária, será iniciada a feira com desfile de coleção sustentável de roupas e acessórios “Olhares- Vida e Arte no Cerrado” . A coleção sustentável foi criada por trabalhadoras rurais extrativistas, e tecelãs e artesãs do Movimento de Economia Solidária.

Entre as peças que serão apresentadas no desfile estão vestidos, blusas, saias, bolsas, carteiras, cintos, colares e pulseiras. O material usado na confecção priveligou fibras naturais de taboa e bananeira, corantes naturais de frutas, folhas e cascas de árvores, sementes, couro de peixe, dentre outros. Teremos ainda:

Banco comunitário e moeda social – No banco Você pode trocar produtos por moeda social, que pode ser usada para comprar produtos da feira. Será um exercício interessante de economia solidária, do qual todos poderão participar. Também acontece uma oficina sobre o tema no dia 15, às 15h.

Oficinas e seminários – A partir de sexta-feira, acontecerão seminários na parte da manhã, com abertura dos stands à tarde.

O evento contará com exposição e comercialização de produtos, praça de alimentação, shows de artistas regionais e no dia 16/12 teremos Emilio Santiago, apresentações culturais diversas, oficinas de formação, espaços de leitura, espaços de recreação infantil e desfile de moda.

Um dos objetivos é proporcionar à população da capital sul-mato-grossense um espaço de valorização dos produtos locais e do bioma Cerrado. Na praça de alimentação os visitantes encontrarão pratos típicos da culinária sul-mato-grossense e, também, sucos naturais de frutos do Cerrado.

Nos estandes haverá artesanato, peças feitas a partir de materiais reciclados, doces, compotas, queijos, polpas, pães, mel, verduras e legumes orgânicos, bebidas, dentre outras coisas.

Povos Indígenas

Em paralelo a esta feira está sendo organizada, também, a I Feira Estadual dos Povos Indígenas do Cerrado. Nesta feira estarão expostos produtos feitos por grupos indígenas de várias aldeias do estado. Entre os produtos estão bio-jóias, produzidas a partir de matérias-primas do Cerrado, como sementes, fibras, frutos e folhas. Acessórios e peças decorativas também compõe a exposição, diversificadas pelas características estéticas e culturais de cada grupo indígena participante.

Quem estiver em Campo Grande nestas datas poderá conferir a feira e conhecer os produtos da economia solidária da região. Cerca de 100 empreendimentos, de 25 municípios do estado, participarão da feira.

O evento é uma realização do Ceppec (Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado), A Casa Verde Cultura e Meio Ambiente e Instituto Marista de Solidariedade e do Fórum Estadual de Economia Solidária.

Datas: 15, 16 e 17/12

Local: Praça da Radio Clube, Av. Afonso Pena, centro de Campo Grande – MS

MINAS GERAIS

Plenária de Reestruturação do Fórum de Economia Solidária da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Local: Centro Público de Economia Solidária de Belo Horizonte – MG

Data:  15 de dezembro/2011 (5ª. feira)

Horário: 9:00 às 17:00 h

Programação

09:00 às 10:30 h Credenciamento  (Cleonice e Adriana)   10:00 às 10:30 h Integração e apresentação dos participantes (Roseny)   10:30 às 11:00h Abertura (João Lopes)   11:00 às 12:00 h Apresentação da Estrutura de organização do Movimento de Economia Solidária (Belmiro)     13:30 às 15:00h Leitura e Aprovação do Regimento Interno do Fórum Metropolitano (Luizinho e Adriana)   15:00 às 15:30 h Café solidário com prosa (todos e todas)   15:30 às 16:30 h Escolha da coordenação provisória (João Lopes)   16:30 às 17:00 h Apresentação da Coordenação Provisória (João Lopes)   17:00 h Encerramento 17:00 h

Contato:ralmeida@marista.edu.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

PARANÁ

Curitiba: Mostra, Ato e coleta de assinaturas na Praça 29 de Março, às 11:00h. Palestra com o Secretário Paul Israel Singer, às 14:30h, na sede do CORECON, rua Profª. Rosa Saporski, nº 989, Mercês

Programação:

Dia 14/12

11:00 Abertura da Mostra

16:00 – Oficina de artesanato (customização)

Dia 15 /12

10:00 – Oficina de artesanato (fuxico)

11:00  – Ato alusivo ao DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, com a presença de Paul Singer (Secretário Nacional – SENAES)

15:00 – Oficina de artesanato (reciclado)

Dia 16/12

10:00 – Oficina de bonecas

16:00 – Oficina de embalagens

18:00 – Encerramento

Paranaguá: Palestra Pública na Biblioteca Municipal com mostra de produtos às 19:30, seguido nos dias 16 e 17 da oficina de Economia Solidária.

Contato: Maurício: (41) 9186 1364/institutogt3@gmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

PERNAMBUCO

Realiza a caminhada e dia de luta pela economia solidaria no Brasil, com avaliação das atividades do fórum pernambucano pela manhã e à tarde com a caminhada pela coleta de assinaturas da lei de iniciativa popular (ver www.cirandas.net/leidaecosol)

Local de encontro: pela manhã no auditorio da  FAFIRE

Programação

8:00 Chegada, Inscrição e credenciamento

9:00-9:15 Abertura, boas vindas

9:15-11:30 Apresentação da organização e funcionamento do Fórum Brasileiro (explicando sobre a campanha de assinaturas – Rosana) e Estadual (Damião e Sônia) e roda de conversa com a experiência dos fóruns municipais e elos regionais.

11:30 Agenda 2012 – Que prioridades ?

12:30 Almoço coletivo – Cada um tras algo para contribuir (inclusive seu prato, copo e talher)

14:00-15:00 Concentração para a caminhada

15:00 Caminhada e ato público com coleta de assinaturas para lei de iniciativa popular – participação de grupos culturais, caminhada da FAFIRE até a pracinha do diário – Trazer camisetas, faixas, bonés, cartazes, copias do abaixo assinado e muita garra para animar a nossa caminhada

Contato: Ana (81) 92406049/anadubeux66@gmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

SÃO PAULO

1ª semana de economia solidária de diadema, organizada pela prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

18h – Tema: Mulheres e Economia Solidária

Local: AUDITÓRIO DO CPETR – Diadema

Obs.: Campanha da Coleta de Assinaturas da Lei Geral da Economia Solidária

Contato:helena.santos@diadema.sp.gov.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo/ (11) 4057-8030

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dia Nacional da Economia Solidária – dia em que o companheiro Chico Mendes nasceu!

  1. adilson disse:

    passe livre intermunicipal garantirá que as pessoas com deficiência do Estado tenham assegurado o direito de ir vir em todo os Estados já tem o passe livre. Só aqui no Espirito Santo que a pessoa com deficiência tem os direitos pela metade.
    Lei: 5.583 de 11 de julho de2006
    Decreto: 12.569 de 16 de abril de 2007

    • claudiovereza disse:

      Adilson,
      Estamos atentos à essa demanda e temos ações nesse sentido. Por exemplo, elaboramos uma indicação ao Executivo (em 2010) para que seja concedido, por meio de emenda constitucional ao art. 229 da CE, às pessoas com deficiência e ao IDOSO, o benefício da gratuidade do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.E ainda organzamos um abaixo-assinado a ser entregue ao Governo do Estado, que retomaremos neste ano.

      Att.
      Mônica Oliveira
      @GabVereza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s