Pessoa com deficiência visual tem direito à isenção de ICMS na compra de veículos

O Conselho Especial do TJDFT concedeu mandado de segurança a um cidadão, portador de deficiência visual grave, para que ele possa comprar veículo automotor com insenção do ICMS. De acordo com a decisão colegiada, com vistas a promover a ampla acessibilidade aos portadores de deficiência, o item 130 do Decreto nº 18.955/97 e a cláusula primeira do Convênio ICMS nº 03/2007 (Confaz) não pedem ser interpretados de forma literal, pois ferem o princípio da Isonomia. As normas limitam o desconto apenas para deficientes que podem dirigir e excluem do benefício aqueles que não podem.

O autor do mandado de segurança relatou que é portador de glaucoma avançado, apresentando perda irreversível de campo visual bilateral, com campo visual inferior a 20 por cento, em ambos os olhos. Afirmou que obteve a isenção do IPI junto à Secretaria da Receita Federal, mas que o DETRAN/DF indeferiu seu pedido. Destacou que, embora as legislações pertinentes ao tema sejam omissas em relação à isenção do ICMS na aquisição de veículos por condutores auxiliares de portadores de necessidades especiais, os tribunais de vários estados entendem que este benefício também se aplica a esses casos.

O Secretário de Estado de Fazenda do Distrito Federal prestou informações alegando que houve, no caso, estrita observância dos requisitos legais. Defendeu a necessidade de interpretação literal das normas sobre o assunto, bem como negou ofensa ao Princípio da Isonomia, previsto na Lei Magna.

Os desembargadores do Conselho, no entanto, afirmaram que a Constituição Federal conferiu proteção especial à pessoa portadora de deficiência, com o fito de assegurar seu direito à igualdade, na justa medida de sua especial e peculiar situação, conforme o teor do artigo 227. Para a promoção da assistência integral aos portadores de deficiência, o Estado deve criar programas de integração dessas pessoas à sociedade, inclusive mediante a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos e por meio da eliminação de quaisquer obstáculos arquitetônicos e de todos os modos de discriminação.

Segundo os julgadores, “dentre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, estão a redução das desigualdades sociais e regionais, bem como a promoção do bem de todos, sem preconceitos e sem quaisquer formas de discriminação”.

A decisão foi unânime.

Nº do processo: 2011002009724-7

Do site Deficiente Ciente  (27/09/11)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Pessoa com deficiência visual tem direito à isenção de ICMS na compra de veículos

  1. Maria Luiza Fundão Vieira Peixoto disse:

    Amei a atitude positiva deste portador de deficiência visual, eu também sou portadora de deficiencia visual e nunca conssegui este beneficio e tenho lutado muito para obter aprovação
    para hablitação para conduzir veiculo. Nunca sou aprovada pois o minha visão do olho direito é ZERO, e não querem considerar isto como deficiência, vou continuar lutando, mas onde vou?
    sei lá, só sei que discriminação é crime, mas onde está a lei para que se faça cumprir a lei.
    Corro grande risco de a qualquer momento uma cidadã que trabalha luta esta apreendida ou presa por desobediência as leis e porque não possue visão do olho direito, interessante é que
    não é fácil ser deficiente físico.
    Parabens para este corajoso deficiente.

  2. claudiovereza disse:

    Cara Maria, são distorções que lutamos para superar.
    abç
    @GabVereza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s