A essência do lema NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS

A história da origem do lema adotado pela pessoas com deficiência, NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS, é um exemplo sobre como se constrói um tratado pela participação plena.

O artigo “ NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: Da integração à inclusão” , de Romeu Kazumi Sassaki , traz um rico relato da trajetória de lutas e conquistas das pessoas com deficiência por direitos civis e contra o preconceito.

Em seu artigo, Romeu faz o registro histórico de passagens pontuais que fundamentaram a caminhada rumo à construção, em curso, do protagonismo do segmento, por ele próprio.

“Cara, você está ótimo como você é, comece a se olhar como um ser humano”

(frase de Steve Bantu Biko – ativista não-violênto da luta antiapartheid)

O artigo de Kazumi revela realidades diversas vividas por pessoas de outras lutas que se cruzam/unem e descobrem ser artífices de sua existência. Nessa esteira o grito por uma vida independente, livre de tutelas, mas com garantias de direitos fundamentais emerge.

Desde as primeiras movimentações civis  até a ratificação, por orgãos  internacionais, de documentos que reafirmam a necessidade de consolidação desses direitos,  a implementação de leis, já vigentes, tem sido o grande desafio, sobretudo no Brasil. São documentos como  a declaração dos direitos da pessoa com deficiência (1975) e a A Declaração de Madri (2002), que traz com especificidade o lema na frase: “Nada Sobre Pessoas com Deficiência, Sem as Pessoas com Deficiência”. No Brasiltemos a Lei 10.098 de 2000 que deve ser amplamente divulgada para toda população e sua execução rigorosamente fiscalizada pelo poder público.

No link abaixo sugerimos a leitura do artigo na íntegra.

Artigo – Nada sobre nos, sem nos. Da integracao a inclusao – por Romeu Kazumi Sassaki.

Clique Aqui e conheça tambpem Artigo de Romeu Kazumi que explica o uso correto de termos como “pessoa com deficiência”, “necessidades especiais” e “deficientes”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s