Além do tempo: Derli e Izabel

Na madrugada de 30 de abril, na  cidade de Seabra-BA , partiram  nosso querido companheiro Derli Cassali e a também a querida companheira Maria Izabel da Silva, ambos do Movimento Nacional dos Pequenos Agricultores (MPA). Força e Paz às famílias neste triste momento. 

Abaixo, reproduzimos as notas das Direções Nacionais do MPA e MST, e algumas manifestações de lamento pela morte do companheiro e da companheira.

Nota do MPA

É com grande pesar que comunicamos que na madrugada de hoje (30 abril) um acidente de carro envolvendo cinco dirigentes do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, na cidade de Seabra (BA), resultou na morte de um companheiro e uma companheira da Direção Nacional.
Derli Cassali, companheiro histórico do MPA, natural do Espirito Santo, e que nos últimos anos vivia na cidade de Araripina no Pernambuco, com sua companheira que está gravida de 6 meses. Também a jovem Maria Izabel da Silva, que a muitos anos, com garra e determinação constrói o MPA no estado do Sergipe, onde vive com sua família na cidade Monte Alegre. Ambos atuavam em toda a região nordeste e assumiam várias tarefas nacionais do MPA.
Outras três pessoas estavam no carro, sendo eles, Denilva – BA que quebrou a perna, Claudeilton – PE que quebrou o braço e Leomarcio – BA, que está internado em situação de risco.
O acidente ocorreu no estado da Bahia, trecho que liga as cidades de Ibotirama e Seabra, quando voltavam de uma reunião da Direção Nacional que terminou na tarde de ontem em Brasília.
Esta tragédia põe o campesinato brasileiro em luto e de forma mais contundente o MPA. No entanto, acreditamos que para estes que são imprescindíveis, a morte não existe, pois seus pensamentos, exemplos e convicções continuarão mais vivos do que nunca em cada um dos lutadores e lutadoras do povo que almejam a construção de uma sociedade justa e igualitária.

 Nota do MST

Lamentamos a morte de Derli e Isabel. A luta continua, companheiros

1 de maio de 2011 
  
A Direção Nacional do MST lamenta profundamente a morte dos companheiros Derli Cassali e Maria Izabel da Silva, militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), em um acidente de carro na Bahia, neste sábado (30).
Derli e Isabel eram grandes lutadores do povo, defensores dos camponeses e da Reforma Agrária, na trincheira das lutas por grandes reformas estruturais para avançar na construção de um Brasil com justiça e igualdade.
A militância do MST se solidariza com as famílias dos companheiros que se foram e com a militância do MPA, que perderam dois companheiros que, com todo desprendimento, fizeram das suas vidas um instrumento de luta por um projeto popular para o Brasil.
Esperamos também que os outros companheiros que estão hospitalizados pelo acidente se recuperem e retornem o quanto antes para as famílias e para as atividades no movimento.
O nosso papel é continuar essa luta, que carrega a herança de todos os companheiros e companheiras que tombaram na caminhada, que terminará apenas quando derrotarmos o capitalismo e construirmos uma sociedade socialista.

Direção Nacional do MST

 

POEMA (Ademar Bogo)

Além do tempo

 Ademar Bogo

Um pouco menos…

Um pouco mais…

Vivem aqueles que não lutam.

Mas os que lutam,

Não são medidos pelo tempo;

Nem mais, nem menos:

São eternos.

Perdem as gerações que no agora choram;

Ganham as gerações que os tomam como exemplo.

Exemplos são inventos;

São construções de crenças;

São invenções intensas

De brigas e utopias.

São demonstrações de rebeldia

Que ninguém impede o surgimento.

São contradições e movimentos

Que levam cada qual a ser sujeito

No destino coletivo,

Onde cada um faz uma parte

Como uma obra de arte

Que fica para ser admirada e continuada.

Quem luta sempre fica

Quando se modifica.

O corpo físico torna-se uma lembrança;

O nome, uma mensagem de esperança;

E a convivência, uma bela saudade.

Como a semente caída

Continuam tendo vida

Os que fazem a liberdade.

O pranto companheiro

Visitará muitas faces

Despencará sem receio

E regará a força que nasce.

Ligará nossos afetos

Sedimentará o concreto

Da construção de um valor;

Que é a solidariedade

Que sustenta a humanidade

Na grande causa do Amor.

Seja por tudo o que há

Hoje a dor do MPA

É também a nossa dor.

Que a passagem pela terra

De Derli e Isabel

Seja uma bela mensagem

Como a doçura do mel.

Que as crianças saboreiem

Que os jovens se incendeiem

Cada qual com seu papel.

RELATO (Cácia)

Uma reunião de companheiros em Brasília reúne a coordenação nacional do MPA – Movimentos de Pequenos Agricultores. A maioria muito jovem. Planos, debates, divisão de tarefas. Na pauta, justiça, defesa da produção de alimentos saudáveis, cultura, solidariedade etc. A volta é de expectativas depois de intensos debates e estudos. Noite, cansaço, mala cheia de possibilidades. O coração e cabeça nas tarefas e sonho coletivo. Chuva, carro cheio. O caminho leva para Bahia depois Sergipe e finalmente Pernambuco. Em cada lugar, um destino, uma morada. Derli quer chegar logo, sua companheira está grávida – precisa estar presente. Mas antes vai deixar a turma pelo caminho. Isabel alegre, contente, intensa e leve, sorriso franco, alma limpa, verdadeira- tem pressa. Há muito que fazer e pouco tempo para tanto realizar – esperança, satisfação, dever cumprido. O cansaço não impede a conversa, os comentários entre companheiros dividindo juntos o Caminho. Tudo é mais largo e luminoso quando se tem a certeza de estar à serviço. Madrugada. Uma ponte, um caminhão, um pneu solto, colisão… Noite. Profunda e dolorosa noite. A terra silenciosa recolhe os últimos suspiros. Faz escuro. Mas o sol já vai despontar no horizonte. O sol que os olhos de Derli e Isabel não voltarão a mirar!! Eles agora são estrelas, inspiração. A dor rasga, revolta, revira sentimentos e memórias, pensamos que as coisas podiam ser diferentes… Não há consolo. E no meio da dor, da perda, do vazio, um sentimento vai crescendo, tomando conta: Gratidão. O dia já vai nascer e a Aurora do nosso sonho não tarda a despontar. “… E quem ficou sem chegar sem poder andar, estará presente…”

Isabel, Derli,

Presente!!

 Cácia

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s